Como reduzir o tamanho de uma VHD sem programas terceiros (Hyper-V, VMware, VM Virtual Box)

Você vai precisar de um HD com pelo menos o dobro da capacidade de sua VHD. (Mesmo que seja em outro computador ou um HD externo).

Antes de mais nada em sua máquina virtual, desfragmente todos os discos e partições.

Ainda na máquina virtual, vá no gerenciador de discos e reduza as partições para o tamanho desejado, após isso verifique o espaço não alocado e anote o valor, por exemplo (15Gb).

Desligue as máquinas vituais e encerre o seu gerenciador de máquinas virtuais (HV, VMW ou VMB) e encerre todos os processos relacionados a eles.

Feito isso caso não tenha espaço em seu servidor de máquinas virtuais ou em seu pc onde está a vhd, corte ou copie o arquivo vhd para um novo computador ou disco externo.

Com o arquivo VHD em um local com espaço abra o gerenciador de discos, pode encontrar pesquisando por “Criar e Formatar partições de disco” ou clicando com o botão direito em meu computador e em gerenciar.

Já no Gerenciamento de disco, vá no menu ação e em anexar vhd, selecione o arquivo VHD que deseja reduzir.

Agora vá em ação novamente e crie uma nova VHD com as configurações desejadas e com o tamanho necessário para copiar os arquivos da vhd anterior, lembre-se de deixar algum espaço, é recomendável que se deixe pelo menos 15Gb de espaço livre na partição do SO.

Criado o novo VHD com as demais partições, se existentes, você executará o Xcopy no cmd para copiar todos os arquivos da vhd antiga para a nova, fazendo o seguinte:

Abra o CMD como administrator.

Execute o seguinte comando, substituindo o [VHDAntigo] pela letra da unidade atribuida ao VHD antigo e [NovoVHD] pela letra do novo VHD, você terá que fazer isso uma partição por vez:

XCOPY [VHDAntigo]:\*.* [NovoVHD]:\ /c/h/e/k/r

Para o próximo passo tenha certeza que a opção “Deletar o disco virtual…” não está checada!!!

Quando concluir de copiar todas as VHDs pode ir no gerenciador de discos, clicar com o botaõ direito nas VHDs e selecionar Desanexar VHD. Copie a nova VHD para o local da antiga em seu servidor de máquinas virtuais ou na pasta onde ficava e renomeie para o mesmo nome da antiga.

Feito isso basta iniciar sua VHD normalmente e estará com o novo tamanho, verificando que está tudo ok pode deletar a VHD antiga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *