Habilitar internet no Hyper-V

Todos os passos deste tutorial devem ser executados na máquina real, apenas o ultimo passo é feito na maquina virtual.

Primeiro clique com o botão direito em meu computador e em gerenciar (ou execute compmgmt.msc).

Vá em Serviços e Aplicativos, Serviços e Procure pelo serviço “Roteamento e Acesso Remoto” coloque este serviço como automático e

clip_image001

Vamos começar pela primeira exigência, configurando acesso à Internet no Hyper-V; Hyper-V oferece três tipos de redes virtuais (External, Internal e Private). Selecione Internal network:

clip_image002

O External network fornecerá acesso à internet, mas uma vez que o Hyper-V não fornece NAT, esta opção apenas cria uma ponte de sua rede física com um switch virtual.

O Internal network permite o tráfego entre máquinas virtuais e seu anfitrião. Isto permitiria sua VM ter um endereço IP interno e privado, conhecido por suas conexões remotas, mas sem acesso público.

O Private network só permite tráfego entre as máquinas virtuais e sem rede externa ou qualquer tipo de host.

1. Configure a sua rede interna/virtual para que o tráfego entre máquinas virtuais e o host seja permitido. (No painel à direita do Gerenciador do Hyper-V, você encontrará a opção “Gerenciador de Comutador Virtual”, nele você pode criar um novo switch e configura-lo como abaixo)

clip_image003

2. Configure o seu NIC preferencial utilizado para conectividade com a internet para permitir o compartilhamento, para o qual será permitido o tráfego do switch interno/virtual recém-definido (Isso ainda em seu computador, clique com o botão direito no icone de rede da barra de notificações e em “Abrir a central de rede…” nessa janela você ecnotrará sua rede principal, clique nela e em propriedades você terá a aba de compartilhamento, pode ser que não apareça o nome como na imagem abaixo, só marque “Permitir que outros usuário da rede se….” e a opção “Permitir que outras redes…”)

clip_image004

a. Selecione o adaptador de Internet que fornece a conexão de internet de seu laptop

b. Selecione guia compartilhamento

c. Marque a caixa para “Permitir que outras redes…” e “Permitir que outros usuários da rede…”

3. Altere o endereço IP do NIC virtual (Rede virtual que você criou, no caso V_Ethernet) que faz parte do virtual switch e atribuído ao host. Esta será, por padrão, 192.168.137.1 e também servirá como um pool DHCP para máquinas anexado ao comutador virtual. Se pretender inserir outro endereço/intervalo, por exemplo, se você tem endereço de LAN conflitante em sua casa ou escritório.

clip_image005

r. direita clique NIC que você criou na etapa 1 acima.

b. selecione Propriedades IPV4.

c. defina o seu endereço IP a preferencial. Endereço IP padrão fornecido é 192.168.137.1. Isto servirá como endereço de Gateway na sub-rede virtual.

4. No Gerenciador do Hyper-V, vá para sua máquina virtual e alterar as configurações de adaptador de rede para que ele será conectado à rede definida na etapa 1

clip_image006

a. clique em VM que você quer este adaptador a ser aplicado ao

b. clique em conectar

c. escolha o adaptador de rede

m. escolha a opção virtual

5. Conecte sua VM e verifique se o endereço IP é agora dentro do intervalo especificado na etapa 3 e com o IP específico do host NIC sendo o gateway padrão. Este vai ser um IP dinâmico, e você quer dar, para manter a simplicidade ao acessar a VM, fornecer um estático na mesma sub-rede.

clip_image007

a. botão direito do mouse no seu adaptador de máquina virtual

b. você será capaz de ver o mesmo endereço IP

Obs. Você pode precisar definir em sua máquina virtual o DNS Server, coloque apenas o ip da máquina real.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *